Publicidade
Pular para o conteúdo
Publicidade
Início » Dicas de Casa » Esse sabão é natural, ecológico e econômico que pode ser usado para diversas finalidades

Esse sabão é natural, ecológico e econômico que pode ser usado para diversas finalidades

Publicidade

Você já ouviu falar do sabão em pedra verde? Esse é um produto natural, ecológico e econômico que pode ser usado para diversas finalidades, desde a limpeza da casa até a higiene pessoal. Neste artigo, vamos mostrar como esse sabão é feito, quais são os seus benefícios e como você pode usá-lo no seu dia a dia. Acompanhe!

Publicidade

O que é o Sabão em Pedra Verde?

O sabão em pedra verde, é um tipo de sabão artesanal que utiliza como base a folha de mamão verde, uma planta abundante e fácil de cultivar no Brasil. é uma alternativa mais segura, saudável e sustentável para quem quer fazer o seu próprio sabão em casa, sem precisar de equipamentos ou ingredientes especiais.

Publicidade

Como Fazer o Sabão em Pedra Verde?

Você só vai precisar de:

  • 1 kg de folhas de mamão verde picadas
  • 2 litros de água
  • 500 g de sebo bovino derretido ou óleo de cozinha usado e coado
  • 100 g de sal
Publicidade

Basta seguir os passos abaixo:

  1. O primeiro passo é bater as folhas de mamão com a água no liquidificador, até formar uma pasta homogênea.
  2. Depois, transfira essa pasta para uma panela grande e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver.
  3. Em seguida, adicione o sebo ou o óleo e continue mexendo, até que a mistura engrosse e solte do fundo da panela. Por fim, acrescente o sal e misture bem.
  4. Agora, é só despejar a massa do sabão em uma forma untada com um pouco de óleo e alisar a superfície com uma espátula.
  5. Deixe o sabão secar por cerca de 24 horas e depois corte em pedaços do tamanho que preferir.
  6. Pronto! O seu sabão em pedra verde de folha de mamão, sem soda cáustica, está pronto para ser usado.

A História do Sabão em Pedra Verde

  • O sabão em pedra verde, é uma receita tradicional que foi passada de geração em geração por muitas famílias brasileiras, especialmente no Nordeste. A origem dessa receita é incerta, mas acredita-se que ela tenha surgido como uma forma de aproveitar os recursos naturais disponíveis e de evitar o desperdício de alimentos.
  • O mamão é uma fruta muito consumida no Brasil, mas as suas folhas costumam ser descartadas. No entanto, as folhas de mamão têm muitas propriedades benéficas, tanto para a saúde quanto para a limpeza. Por isso, algumas pessoas começaram a usar as folhas de mamão para fazer sabão em casa, aproveitando também o sebo bovino ou o óleo de cozinha que sobrava das refeições.
  • Assim, o sabão em pedra verde, se tornou um produto caseiro, barato e eficiente, que podia ser usado para lavar roupas, louças, pisos, banheiros e até mesmo o corpo e o cabelo. Além disso, o sabão em pedra verde, também contribuía para a preservação do meio ambiente, pois não gerava resíduos químicos ou plásticos.
Publicidade

2 Acompanhamentos para o Sabão em Pedra Verde

O sabão em pedra verde, pode ser usado sozinho ou acompanhado de outros produtos naturais que potencializam os seus efeitos. Veja dois exemplos de acompanhamentos que você pode fazer em casa:

Publicidade
  • Vinagre de maçã: O vinagre de maçã é um excelente aliado do sabão em pedra verde pois ele ajuda a remover as manchas, desinfetar, desodorizar e amaciar as roupas. Basta adicionar meia xícara de vinagre de maçã no enxágue das roupas, depois de lavá-las com o sabão em pedra verde.
  • Bicarbonato de sódio: O bicarbonato de sódio é outro produto natural que pode ser usado junto com o sabão em pedra verde, para limpar e clarear superfícies, como azulejos, pias, fogões e banheiras. Basta fazer uma pasta com o sabão em pedra verde, ralado e um pouco de água, e depois adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique essa pasta na superfície que deseja limpar e esfregue com uma esponja ou uma escova. Depois, enxágue bem com água.

Conclusão

  • O sabão em pedra verde, é um produto natural, ecológico e econômico que pode ser usado para diversas finalidades, desde a limpeza da casa até a higiene pessoal. Ele é feito com folhas de mamão verde, Além disso, ele não leva na sua composição nenhum ingrediente químico que pode ser agressivo para a pele e para o meio ambiente.
  • Neste artigo, mostramos como fazer o sabão em pedra verde, em casa, de forma simples e rápida e é uma receita tradicional que foi passada de geração em geração por muitas famílias brasileiras. E ainda indicamos dois acompanhamentos que podem ser usados junto com o sabão em pedra verde, para potencializar os seus efeitos: o vinagre de maçã e o bicarbonato de sódio.
Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Como cultivar salsa em casa o ano todo – só assim você terá uma colheita rica

Aprenda a cultivar cravo em vasos para dar sabor à sua casa

Depois que aprendi como desentupir a boca do fogão, voltei a conseguir preparar vários pratos ao mesmo tempo

Cactus, infelizmente poucas pessoas sabiam dessa técnica infalível

Vocês só vão precisar de 2 ingredientes e os ratos vão sumir da sua casa!

3 plantas que limpam a casa e ajudam a mantê-la limpa

Não jogue fora, vale ouro para as plantas: você vai ver como elas vão crescer visivelmente

Adeus pele velha e cascuda: minha patroa dermatologista me ensinou

Como cultivar um limoeiro em casa em 7 etapas fáceis

Cultivar Manga em casa é muito simples: descubra o método rápido conosco!

Na correria do dia-a-dia, pode ser um grande desafio manter a casa organizada e conseguir desempenhar todas as tarefas domésticas. Além disso, pequenos acidentes são comuns mas nem sempre conseguimos decifrar as soluções rapidamente.
Riscou sem querer o sofá com a caneta? Colocou a camiseta sem o desodorante secar e ficou com manchas? Foi pintar o cabelo e acabou sujando a roupa de tinta? Tentou fazer uma gelatina para a sobremesa mas ela ficou toda despedaçada na hora de desenformar? Essas coisas acontecem mais do que gostaríamos, mas não são motivos para estragar o dia de ninguém: as soluções podem ser muito mais simples do que você imagina!
Para driblar as situações mais diversas do cotidiano, é muito útil saber alguns truques. Afinal, deixando as atividades mais práticas na cozinha, na organização ou na limpeza – sobra muito mais tempo livre para aproveitar de outras formas.

Gostou dessa Dica ou Truque? Todos os dias enviamos dicas para facilitar sua vida, não deixe de acompanhar nossa página no Facebook e em nosso grupo do Whatsapp, então participe para continuar recebendo as receitinhas totalmente grátis. Você vai aprender a Limpar Vidro, Banheiro, Eletrodomésticos, Móveis, Dicas de Cuidados, Truques para remover manchas e encardidos e muito mais. Aproveite, comente e compartilhe essa receita com seus amigos e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade