Publicidade
Pular para o conteúdo
Publicidade
Início » Sem categoria » Bolo de laranja fit com aveia sem glúten e sem lactose

Bolo de laranja fit com aveia sem glúten e sem lactose

Publicidade

Este bolo de laranja fica sensacional, trazendo uma massa bem úmida e saborosa, além de ser livre de glúten, lactose, óleo ou manteiga! Essa gostosura que leva aveia e nozes, fica com uma massa fofinha, você pode degustar sem culpa e vai deixar sua cozinha com um delicioso aroma! Confira a receita do Canal Letícia Sweet Cake, faça o magnífico bolo de laranja e arrase!

Publicidade

Como fazer bolo de laranja

Para o bolo de laranja, adicionaremos no liquidificador: os ovos, as laranjas (seguindo a orientação do passo a passo), o açúcar demerara amassado com as raspas de 1 laranja. Vamos bater super bem por 2 minutos, para uniformizar, e passaremos essa mistura batida para uma vasilha, acrescentando a farinha de aveia peneirada, mexendo com um fouet. Juntaremos o farelo de aveia, o fermento químico em pó e as nozes picadas. Passaremos a massa para uma forma de buraco no meio já untada com desmoldante caseiro ou untaremos com manteiga e polvilharemos com farinha. Finalizaremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e aproveite seu divino bolo de laranja!

Publicidade

Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.

Publicidade

Ingredientes da receita de bolo de laranja

  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara amassado com as raspas de 1 laranja sem a parte branca, para não amargar)
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó 
  • 2 laranjas cortadas em pedaços sem as sementes e sem o miolinho do meio; uma com casca e outra sem
  • ½ xícara (chá) de farelo de aveia
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara (chá) de nozes picadas ou 100g (opcional)
  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de aveia peneirada

Obs.: A medida da xícara é de 240ml.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Adicione no liquidificador: os ovos, as laranjas (só utilize uma com casca se estiver fininha e bem amarelinha, caso contrário, tire a casca das duas) e o açúcar demerara amassado com as raspas de 1 laranja.
  2. Bata tudo muito bem, por uns 2 minutinhos, ou até obter uma mistura homogênea.
  3. Transfira a mistura batida para uma tigela, junte a farinha de aveia peneirada e misture com um fouet.
  4. Acrescente o farelo de aveia, o fermento químico em pó e as nozes picadas.
  5. Transfira a massa para uma forma de furo central (20cm de diâmetro x 0,8cm de altura), untada com desmoldante caseiro ou untada com manteiga e polvilhada com farinha.
  6. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 35-40 minutos, ou até a parte de cima estar firme (faça o teste do palito, se após furar sair limpo, está assado).
  7. Retire, deixe descansar por uns minutos, passe uma faquinha sem serra na lateral toda da forma e no centro, para então desenformar.
  8. Sirva e desfrute do seu incrível bolo de laranja!

Validade: 2 dias em temperatura ambiente, em local fresco e arejado, ou na geladeira, de 5 a 7 dias.

Publicidade

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Publicidade

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Publicidade

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Bolo de fubá tipo pullman fofinho para deixar seu café da manhã ainda mais delicioso

Técnica incrível para plantar pimentão em vaso e produzir o ano inteiro

Croquete de carne moída mega saboroso igualzinho de porção de lanchonete

Até hoje não comi molho de cachorro quente melhor e mais gostoso que esse

Que sabor incrível tem essa sobremesa leve e deliciosa fácil de fazer

Torta de abobrinha bem levinha e saborosa para servir no lanche ou jantar

Veja o segredo para a cebola crispy ficar bem crocante e sequinha

Limpa vidros caseiro que aprendi a fazer que é o melhor que já vi

Pudim de pão perfeito igualzinho do balcão da padaria

Quando estou sem tempo preparo esse cuscuz de frigideira para o jantar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade