O orégano é um tempero clássico da culinária brasileira e é apreciado, sobretudo, em massas – ficou famoso na pizza – molhos, carnes, legumes e carnes. A origem da palavra orégano é grega e quer dizer “alegria da montanha”. Na Idade Média, inclusive, era utilizado em magias para tratar infecções e dores de ouvido.
A sabedoria dos povos antigos passou de geração em geração e até hoje a erva aromática que enaltece o sabor das receitas, também é ingrediente para chás medicinais, pois fornece vitaminas e substâncias antioxidantes indispensáveis para o organismo. Mas quais os benefícios do chá de orégano? Fácil de preparar, o tempero fortalece a imunidade, tem ação antifúngica, anti-inflamatória e auxilia no funcionamento do organismo. Por isso, ao ser consumido a longo prazo, esse chá ajuda a diminuir sintomas de alergia, gripes e resfriados e é sobre as propriedades da erva aromática que vamos falar no post de hoje.
Rico em nutrientes
O orégano possui uma grande concentração de fibras, vitaminas (A e C), componentes antioxidantes, além de substâncias medicinais. Todas essas propriedades contribuem para o fortalecimento de vários sistemas do organismo: digestivo, imunológico, urinário, respiratório e cardiovascular. Outras pessoas apreciam a infusão feita com a erva porque acreditam que ela é emagrecedora. Todavia, é importante destacar que nenhuma planta ou alimento é capaz de fazer os consumidores perderem alguns quilinhos. O que é verdade é que por ser rico em substâncias detox, como o carvacrol, o tempero auxilia no funcionamento do aparelho digestivo.
Ingredientes:
- 2 colheres (de sobremesa) de orégano desidratado;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
- Numa panela, ferver a água e, após apagar o fogo, acrescentar as folhas de orégano.
- Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos.
- Coar e beber em seguida.
- Pode-se tomar de 2 a 3 xícaras desse chá por dia, após as refeições.
Possíveis efeitos colaterais
- Raramente, o chá de orégano pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, que inclui sintomas como inchaço no rosto, coceira na pele, diarreia e falta de ar.
Quem não deve consumir
- Mulheres grávidas não devem consumir o chá de orégano, porque essa bebida pode causar aborto. Da mesma forma que o chá de orégano não é indicado para mulheres que estejam amamentando, pois ainda não existem estudos científicos que comprovem a segurança dessa bebida nesta fase.
- Pessoas com alergias a plantas da família Lamiaceae, como manjericão, lavanda, manjerona, hortelã e sálvia, devem evitar o chá de orégano.
- Além disso, deve-se interromper a ingestão de chá de orégano 2 semanas antes da realização de cirurgias, pois altas quantidades de orégano pode aumentar o risco de sangramentos.
- Pessoas que usam medicamentos, fitoterápicos ou suplementos com ação anticoagulante ou para tratar a diabetes, devem consultar um médico antes de usar o chá de orégano. Isso porque o orégano pode alterar o efeito de alguns remédios e plantas medicinais.
Benefícios o chá de orégano
1. Fortalece o sistema imunológico
- As vitaminas A e C, além dos compostos antioxidantes presentes na erva, auxiliam diretamente no sistema de defesa do corpo. Isso contribui com a imunidade.
2. Faz bem para a pele e dos cabelos
- É isso mesmo: o orégano é um cosmético natural. Por conter vitamina C e outros agentes antioxidantes, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e é excelente para a saúde da pele e dos cabelos.
3. Ajuda a regular o ciclo menstrual e a aliviar dores de cólicas
- O chá de orégano faz a menstruação descer em quantos dias? Essa é uma pergunta frequente feita pelas mulheres. O chá de orégano é benéfico para elas, sobretudo, porque ajuda a regular o ciclo menstrual e também é um remédio natural para alívio das cólicas, justamente por suas propriedades anti-inflamatórias. O carvacrol, sobre o qual já falamos neste texto, também é diurético. Por isso, o chá de orégano ajuda na retenção de líquido e deve ser consumido no período menstrual para diminuir os desconfortos.
4. Problemas respiratórios
- Inclusive, o chá de orégano é bom pra tosse, asma, bronquite e outros problemas respiratórios. Por ter ação descongestionante, a erva é um expectorante natural e alivia a tosse, sobretudo porque mantém o pulmão purificado.
5. Combate da infecção urinária
- Por sua ação anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana, o orégano auxilia no tratamento de inflamação ou infecção, sobretudo para amenizar sintomas de problemas no aparato urinário.
6. Faz bem para o coração
- O cálcio, o ferro, a vitamina K, as fibras e os agentes antioxidantes presentes na erva são indicados para manter a saúde do coração. Se for consumido a longo prazo, a erva aromática pode ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL) e auxiliar no processo de circulação sanguínea. Então, podemos dizer que o orégano é bom para o paladar e para o coração!
Você pode gostar dessas receitas também:
Vai sumir no mesmo dia rato, barata e formiga
Como cultivar pitaya roxa a partir de estacas para iniciantes
Poucos sabem! Essa é a maneira mais fácil de colocar a linha na agulha, com um prendedor de roupa!
É só combinar sal com sabonete e você não precisará mais comprar sabão no mercado
Eu mantenho laranjas e limões frescos por um ano usando este método
Isto funciona para todos elas: o segredo para deixar todas as plantas da sala exuberante!
Uma bomba de floração natural para antúrio – pode durar até 15 anos
Pensa num Sabão bom! Ficou parecendo sabão de glicerina…. receita de minha mãe
O segredo para cultivar uvas doces e suculentas em seu quintal
Plante cravo-da-índia em casa: o segredo para cultivar a especiaria que só tem benefícios
Na correria do dia-a-dia, pode ser um grande desafio manter a casa organizada e conseguir desempenhar todas as tarefas domésticas. Além disso, pequenos acidentes são comuns mas nem sempre conseguimos decifrar as soluções rapidamente.
Riscou sem querer o sofá com a caneta? Colocou a camiseta sem o desodorante secar e ficou com manchas? Foi pintar o cabelo e acabou sujando a roupa de tinta? Tentou fazer uma gelatina para a sobremesa mas ela ficou toda despedaçada na hora de desenformar? Essas coisas acontecem mais do que gostaríamos, mas não são motivos para estragar o dia de ninguém: as soluções podem ser muito mais simples do que você imagina!
Para driblar as situações mais diversas do cotidiano, é muito útil saber alguns truques. Afinal, deixando as atividades mais práticas na cozinha, na organização ou na limpeza – sobra muito mais tempo livre para aproveitar de outras formas.
Gostou dessa Dica ou Truque? Todos os dias enviamos dicas para facilitar sua vida, não deixe de acompanhar nossa página no Facebook e em nosso grupo do Whatsapp, então participe para continuar recebendo as receitinhas totalmente grátis. Você vai aprender a Limpar Vidro, Banheiro, Eletrodomésticos, Móveis, Dicas de Cuidados, Truques para remover manchas e encardidos e muito mais. Aproveite, comente e compartilhe essa receita com seus amigos e familiares.